domingo, 14 de agosto de 2011

Por que escolhi Educação Especial?

Sempre me perguntam por que eu escolhi cursar Educação Especial. Esta é uma história longa e começa muito antes de fazer a inscrição para o vestibular. Começa em um fim de ano, onde eu e meu irmão mais velho fomos escolhidos para representar a família na festa da família da minha avó paterna que ocorria todos os anos. Trabalhava na véspera de Ano Novo até as 20 horas, sai do trabalho, pedalei até em casa 8km, tomei um banho e me fui junto com meu irmão a Tramandaí, onde seria a festa. Chegamos lá, encontramos os parentes, curtimos a festa e depois da meia-noite, junto com algumas primas nos dirigimos a beira da praia onde havia uma danceteria. Lá na frente da danceteria encontramos alguns amigos da nossa cidade, nos juntamos a eles e ficamos bebendo e escutando musica nos rádios dos carros que estavam estacionados e com o som muito alto. Dando uma observada ao redor, notei um casal que conversava animadamente, mas pouco mexiam a boca, mas gesticulavam muito, ja conhecia a Libras e deduzi que eram surdos. Até ai vocês devem estar se perguntando, onde é que a Educação Especial entra ai? Passado alguns anos, meu amigo Pablo Berned, foi de Santa Maria a Osório, visitar a sua mãe durante um recesso acadêmico e foi a minha casa, perguntou por que eu não tentava o vestibular da UFSM, disse para ele que até tinha pensado nessa possibilidade, mas não sabia que curso cursar, ele me falou da Educação Especial, perguntei a ele o que que um Educador Especial fazia ele disse que trabalhava com crianças especiais, tipo sindrome de Down, cegos, surdos. Quando ele falou surdos me interessei, mas ainda estava em duvidas por outros cursos, e assim fiquei até a ultima semana de inscrição. Como era católico praticante naquela época, resolvi deixar tudo nas mãos de Deus, fiz uam proposta pra ele me mostrar sinais de que curso me matricular, e aconteceu. Um dia pedalando até o serviço, vi uma menina se despedindo da mãe em Libras, me lembrei dos sinais e resolvi observar o resto do dia. Voltando do serviço, passo em frente a Igreja da minha cidade e vejo tres rapazes conversando em Libras, mas eu muito insistente queria tres sinais para confirmar. Chego en casa ligo o computador e entro no Msn, vou conversar com o Maico Silveira, um amigo que cursava Artes Cenicas na UFRGS e lhe conto sobre os sinais, dizendo que estava esperando o ultimo sinal. Ele me disse que ele tinha o terceiro sinal para mim, pois um pouco antes de ele entrar no Msn, ele havia chegado na CEU da UFRGS e que ao pegar o elevador para seu apartamento, dois rapazes estavam conversando em Libras, na mesma hora me inscrevi para o Vestibular da UFSM em Educação Especial. Era o ano de 2007, o vestibular seria em fevereiro de 2008, naquele ano não consegui ficar entre os primeiros, mas fiquei em suplência, no ano seguinte insisti no vestibular e hoje faltam dois anos em meio para eu me formar Educador Especial. Agradeço ao Antônio Gomes, meu irmão, por ter me convidado para participar da festa da família aquele ano. Ao Pablo Berned, por me dar conhecimento deste maravilhoso curso e ao Maico Silveira, por ser o portador do último sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário